Quem Somos

Software Livre

Setembro 26, 2011 - Anônimo

LinuxSoftware livre é um conceito de extrema importância no mundo da computação. De forma básica, quando um software é livre, significa que seu código-fonte está disponível para qualquer um e você pode alterá-lo para adequá-lo às suas necessidades. Porém a customização e a implantação desses softwares, bem como a manutenção podem ser cobradas por profissionais da área.

Sua licença de uso é a GPL., sigla para GNU Public License e é uma das formas mais conhecidas de distribuição de programas. A maior parte dos softwares para Linux é baseada na licença GPL. Vale dizer que uma licença é um documento que permite o uso e distribuição de programas dentro de uma série de circunstâncias. É uma espécie de copyright (direitos autorais) que protege o proprietário do programa. Tendo copyright, o dono pode vender, doar ou tornar público.

É válido dizer que o conceito de software livre não se aplica somente ao Linux. Qualquer programa independente da plataforma pode ter código aberto.

Uma das formas para se conhecer mais sobre o tema é acessando o site da Revista Espiríto Livre, a qual mantém o foco em cultura livre e tecnologia, mas sempre tendo como plano de fundo o "Softaware Livre" sendo uma referência em seu meio.

Software Livre